Como Impedir Que Pensamentos Negativos Desencadeiem Ansiedade

Pensamentos Negativos Para Pessoas com Transtorno de Ansiedade e Pânico Podem ser o Fósforo que Ascende o Estopim de uma Crise (uma Atrás da Outra, Aliás).

A autocrítica ou autopunição frequentemente parecem ser apenas uma características de quem é exigente consigo mesmo. Por isso que, muitas vezes, é fundamental olhar de forma diferente para os pensamentos negativos que temos a nosso próprio respeito.

“Eu não posso, eu não vou conseguir, eu não sou capaz, não sei o que fazer”

Quem nunca?

Esses pensamentos são um chute no estômago: imobilizam e tomam conta da gente de uma forma muito poderosa e dominadora. São eles que impedem você de dar o primeiro passo para uma mudança simples, mas crucial na sua vida: VOCÊ controlar a ansiedade e não o contrário.

Sabe a brincadeira sobre o poste fazer xixi no cachorro? É a mesma coisa. É você que tem que estar no controle! E não o contrário.

Está tendo algum pensamento negativo nesse sentido?

Cancele agora!

Pensamentos são pensamentos. Não são fatos.

Esse é o principal conceito que trabalho em meu método para a ansiedade e o que mais repito e relembro para que os “furacões” da negatividade não devastem suas já fragilizadas vítimas.

Mas perceba que quando a sua mente está especialmente acelerada e negativa, fica difícil achar uma brecha para praticar a mente silenciosa. Isso exige paciência. E prática.

 

Mas tenho uma dica: se você entrar em contato com a sua respiração e sintonizar-se com ela, profundamente, você também sintonizará com o seu interior, com seus pensamentos e irá se familiarizar com eles. Aprender a manter-se relaxado/a e a ficar leve pode facilitar na hora de reconhecer quando esse pensamento do medo vem vindo, se esboçando.

É como quando a gente sabe que vai chover. A gente tem indícios disso. Às vezes é só um vento, ou a cor do dia que está diferente…mas a gente sabe que “o tempo está armando pra chuva”.

Com o medo e a ansiedade é a mesma coisa.

A coisa boa nesse caso, ao contrário da chuva, é que dá pra impedir que venha.

Quando seu medo se esboçar, quando seu pensamento desandar pra negatividade, feche seus olhos, onde estiver, pare tudo, respire, respire, respire. O mais fundo que puder. Por 3 minutos. 4. 5. A sua respiração é o seu refúgio, sua companheira que te faz perceber e espantar pensamentos negativos que tentam de aprisionar e te torturar mais e mais a cada dia. E isso sim é um fato.

Tente. o que você tem a perder?

Conheça aqui um exercício de 3 minutos para parar pensamentos negativos e impedir que a ansiedade se instale.

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Mari
Visitante
Mari

Fiz esse exercicio ontem e deu super certo, o pensamento foi embora..ufa!
Obrigada dra.

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