Como Parar uma Crise de Ansiedade e de Pânico

Saiba o Que Fazer Para Parar Uma Crise de Ansiedade… Leia até o Fim.

Segundo a lei do ‘uso e desuso’ de Lamarck, um naturalista francês, no processo de adaptação dos seres ao meio, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que atrofiem; um exemplo clássico da lei do uso e do desuso é o crescimento do pescoço da girafa.

Segundo Lamarck: Devido ao esforço da girafa para comer as folhas das árvores mais altas, o pescoço do mesmo acabou crescendo. Outro exemplo é o crescimento (hipertrofia) dos músculos quando fazemos academia. Se não exercitamos o músculo ele fica fraco e ‘flácido’ (hipotrofia)

Com a nossa mente e pensamentos é a mesma coisa. A parte de nosso cérebro que ‘permite’ que a ansiedade se instale e permaneça está sendo super usada, digamos…está em pleno vapor. A parte que manda a ansiedade ‘pra escanteio’ e cancela todos os sintomas está atrofiando porque você não está usando…está em desuso. E que parte é essa? É a nossa consciência plena, nossos pensamentos conscientes, nossos pensamentos equilibrados.

Uma coisa bem importante de relembrar: é o medo que gera a ansiedade, não o contrário. E nós estamos nos deixando dominar pelo medo. Repito o que venho escrevendo aqui e dizendo todos os dias quase: o medo é um pensamento…nada mais do que isso. Um pensamento que permitimos que se instale e nos domine. Se o medo é um pensamento que desencadeia a ansiedade, como fazer para neutralizá-lo?

Bem, a minha teoria, que é a da consciência plena, com certeza não recomenda o remédio para tal. Não é contra, mas não faz parte da abordagem. De qualquer maneira, o que se recomenda para parar uma crise de ansiedade e de pânico são técnicas, métodos e exercícios mentais que estimulam o cancelamento dos pensamentos negativos….os pensamentos hemorrágicos, como se diz. Esses são pensamentos muito perigosos.

Toda vez que nossa mente  se perde nos pensamentos, cada vez que ela vagueia, ela perde o rumo e você entra no ‘piloto automático’. É esse vaguear da mente que permite que os pensamentos passeiem para o lado negativo, trazendo os pensamentos de medo e apreensão que desencadeiam a ansiedade.

É muito importante exercitar o foco e a concentração para parar uma crise de ansiedade, trazendo o pensamento para a consciência plena para que uma outra parte do nosso sistema nervoso também não atrofie por falta de uso: nossa capacidade de relaxar.

Não estamos estimulando nossa capacidade de relaxar. Ela é função importantíssima desempenhada pelo nosso sistema nervoso SIMPÁTICO. É um mecanismo que faz parte da nossa natureza e que estamos deixando de lado. Por isso estamos experimentando a ansiedade e o pânico como resposta aos desafios da nossa vida.

Não são os desafios do mundo de hoje que desencadeiam a ansiedade. É a maneira como lidamos com eles, permitindo que a ansiedade se manifeste como resposta padrão.

Então o que fazer para parar uma crise de ansiedade? Resposta: Contolar o pensamento subconsciente, que vagueia e gera o medo. Ou seja: praticar e exercitar o pensamento consciente focado no “aqui e agora”.

Quer saber como faz isso para parar uma crise de ansiedade agora mesmo? Ouça abaixo o áudio de 3 minutos que preparei para você e descubra. 

Saiba mais sobre como a ansiedade realmente funciona e o porque dos sintomas.

Compartilhe a prática e deixe seu comentário depois que ouvir e praticar. Conte se gostou, se não gostou.

Um abraço!
Elsie Herber

Deixe um comentário

avatar
sirlene Mendes Mendes
Visitante
sirlene Mendes Mendes

Elsie gostei muito deste relachamento,vou faze-lo todos os dias,muito obg por vc nos ajudar.

Sandra Trancoso Gomes Rabello
Visitante
Sandra Trancoso Gomes Rabello

Gratidão,foi uma sensação de infinita paz,a voz,o exercício,eu amei.Farei sempre,obrigada e que Deus te abençoe muito!!!

Dulce
Visitante
Dulce

Amei!

Debora
Visitante
Debora

Ótimo, Elsie!

vicipoli@gmail.com
Visitante
vicipoli@gmail.com

Excelente Elsie!
Obrigada por tantas informações!

Beatriz Lima Vieira
Visitante
Beatriz Lima Vieira

Muito boa…gostei 😀

Adriana
Visitante
Adriana

Gratidão.. Obrigada Elsie!

Kassia
Visitante
Kassia

Obrigada por me ajudar. Se mais pessoas fizessem como você o mundo seria melhor!
Muitíssimo obrigada mesmo!

wpDiscuz