Por Que os Sintomas da Ansiedade Acontecem, Afinal?

Não Sabe Por Que os Sintomas da Ansiedade e do Pânico Acontecem? Leia e entenda…

Muita gente me escreve me perguntando se posso confirmar alguns sintomas da ansiedade e do pânico…se eles fazem realmente parte de um transtorno de ansiedade generalizada ou da síndrome do pânico. E sabe por que as pessoas me perguntam isso? Porque basicamente elas se preocupam com (e morrem de medo de) 2 coisas:

  1. Se os sintomas não são decorrentes de um problema cardíaco ou pulmonar, ou seja, se não vão morrer durante uma crise.
  2. Se uma crise de ansiedade ou de pânico podem levar a pessoa à loucura porque elas sentem muito descontrole das emoções e um estranhamento generalizado, ou seja, elas tem muito medo de enlouquecer.

 Já escrevi sobre isso no meu post ‘3 Fatos sobre o Pânico que nunca ninguém te falou’.

De qualquer maneira,  não vou fazer uma lista de QUAIS são os principais sintomas da ansiedade e do pânico porque você deve estar careca de saber…vou explicar o porque eles aparecem e porque  cada um deles acontecem.

Vamos lá….

A ansiedade é uma emoção humana comum…ela existe desde que o homem é homem…desde os nossos ancestrais. As sensações físicas que você sente são reações do nosso organismo ao perigo. Não um perigo real que possa estar te ameaçando…mas um perigo imaginário. Essa imaginação do perigo vem do excesso de pensamentos que desenvolvemos…pensamos demais. E pior: pensamos muita coisa ruim, negativa.
E há milhões de anos, quando nossos ancestrais precisavam comer, eles tinham que caçar e enfrentar o perigo (real)…de caçar leões.

Agora você imagina enfrentar a tarefa de caçar um leão!!! Medo, né? Pois é? Quando esse medo vinha, o corpo precisava estar preparado e forte! Então o organismo desenvolveu lááá atrás um mecanismo que se deu o nome de “mecanismo de reação à fuga e à luta“. Esse mecanismo era disparado toda vez que nossos amigos ancestrais tinham que ir atrás do jantar deles. Funcionava assim:

Medo (desencadeado pelo perigo REAL) = ativar mecanismo para lutar ou para fugir = corpo se prepara para ficar forte = sangue precisa circular mais rápido para chegar ao cérebro e aos músculos das pernas e braços mais rápido = respiração fica ofegante (hiperventilação) = algumas áreas ficam com menos sangue, como o estômago por exemplo.

Como consequência dessa alteração de funções do organismos o corpo vai ter algumas ‘sensações diferentes’, digamos.

O que acontece é que a gente ainda tem esse mecanismo. Ele ainda é muito útil para nós hoje. PORÉM, nós desencadeamos ele em nosso corpo SEM NECESSIDADE porque o perigo na nossa mente hoje É IMAGINÁRIO. Mas nossa mente não sabe disso! Quem diz isso para ela são NOSSOS PENSAMENTOS NEGATIVOS.

Pensamentos negativos (perigo imaginário) = Medo = Acionamento do MECANISMO DE REAÇÃO À FUGA E À LUTA.

Diante do perigo, o sangue precisa circular mais rápido = coração precisa trabalhar mais rápido = TAQUICARDIA

Mais sangue no cérebro = TONTURA

Mais sangue nas pernas e braços = TREMORES e FORMIGAMENTOS

Respiração ofegante (hiperventilação) = BOCA SECA/FALTA DE AR

Áreas com menos sangue = NÁUSEAS E ENJÔO.

Entendeu porque você sente o que sente?

desenho-reacao_png

Agora, quer saber o que fazer para para uma crise de ansiedade e desarmar o mecanismo de reação à fuga e à luta? Clique aqui.

 

 

 

Deixe um comentário

avatar
Angela
Visitante
Angela

Dra Elsie perfeito, gratidão por nos ajudar a entender, pois é muito triste essas sensações,só quem tem sabe o que é isso 🙁

Cilene
Visitante
Cilene

Você é um maximo estou lhe acompanhando e estou fazendo as tecnica que você ensina e estou super bem.

Juliete
Visitante
Juliete

Essa parte eu ja entendi, o q eu nao entendo e porque quando estou normal sem ansiedade e relaxada os sintomas aparecem e as vezes nao sao todos juntos vem uma tontura ai passa um tempo sentindo, depois vem a taquucardia, passo um tempo sentindo e depois passa e vem outro sintoma e as vezes to relaxada e eles aparecem e as vezes to ansiosa e eles nao aparecem.( ja fiz varios exames de coracao de sangue ) e so fui diagnosticada com ansiedade e nao com sindrome do panico

wpDiscuz